Sustentabilidade
Responsabilidade ambiental
A Santher se preocupa com o meio ambiente e adota um Sistema de Gestão Ambiental que busca o equilíbrio entre atividade industrial, homem e meio ambiente. A empresa administra o tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões gasosas, utilizando racionalmente os recursos naturais com o intuito de assegurar a prevenção à poluição, promover o desenvolvimento sustentável e atender às legislações ambientais.
Efluentes Líquidos
Todo o efluente gerado passa por um rigoroso sistema de tratamento e de monitoramento garantindo o atendimento aos padrões de qualidade de lançamento previstos na legislação ambiental. Visando aumentar sua eficiência e melhorar a qualidade do efluente final, investimos em equipamentos e tecnologias, possuímos um laboratório específico para monitoramento da qualidade do efluente, dando maior confiabilidade metrológica aos resultados e atingindo excelentes níveis de remoção atendendo aos valores especificados pelos órgãos ambientais.
Após passar por todo o tratamento, a parcela restante do efluente não aproveitado em nossos processos produtivos gerado é lançado no Rio à montante (antes) de nossa captação demonstrando nosso compromisso e responsabilidade com a qualidade do efluente, contribuindo para as Bacias hidrográficas locais.
Visando a preservação dos recursos naturais, conduzimos projetos para minimização do consumo de água, através do melhor aproveitamento possível, utilizando água de reuso e recirculando as águas de reaproveitamento no próprio processo produtivo, reduzindo assim a extração de água dos mananciais.
Resíduos Sólidos
A Santher realiza o Programa de Coleta Seletiva com o objetivo de despertar a consciência de funcionários e terceiros para a importância da contribuição de cada um na separação adequada dos resíduos, incentivando a redução, reutilização e a reciclagem dos materiais.
Atuamos em iniciativas relativas à eco eficiência das embalagens de nossos produtos que oferecem benefícios para o meio ambiente e seus consumidores, visando promover a mitigação de impactos ambientais.
Constantemente buscamos alternativas ambientalmente corretas para a destinação dos resíduos sólidos gerados sempre priorizando a reciclagem, reaproveitamento ou logística reversa de embalagens, minimizando assim o volume de resíduos encaminhados para aterro.
Redução de Impacto (GEE)
Aumentamos nossa eficiência energética, enquanto buscamos soluções de baixo carbono onde reduzimos as emissões de gases de efeito estufa de nossas operações.
A Santher vem desenvolvendo diversas iniciativas para controle e redução de gases do efeito estufa (GEE). Desde 2.001, adotamos práticas de substituição de combustíveis por fontes mais limpas contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE). No processo para secagem dos papéis produzidos, viemos substituindo o uso de combustíveis alterando de diesel, para óleo BPF, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e atualmente utilizamos o gás natural e a biomassa, passando a utilizar fontes renováveis nas unidades de Bragança Paulista e Guaíba.
No processo de transporte e distribuição, sempre pensamos na melhor otimização logística para nossos produtos, matérias-primas e resíduos, reduzindo o volume de transportes e compactando nossas cargas, que por sua vez, contribui para redução no consumo de combustíveis fosseis e na emissão de CO2 na atmosfera.
Produtos Sustentáveis
A Santher produz sua linha de produtos de forma sustentável, utilizando como matéria-prima, celulose proveniente de madeira de reflorestamento (100% plantadas e renováveis) e fibras naturais recuperadas de embalagens longa-vida pós-consumo.
Essa iniciativa reduz o consumo de madeira, água, energia e produtos químicos quando comparado a um processo industrial convencional. Além disso, todo o processo de reciclagem contribui indiretamente para a geração de emprego e renda de catadores e cooperativas, permitindo a reutilização do material e diminuindo a quantidade de resíduos nos aterros sanitários.
Certificação FSC®
Uma das ações com foco em sustentabilidade foi a obtenção da Certificação FSC® (Cadeia de Custódia) para as Unidades Penha (FSC® C128928), Guaíba (FSC® C128926) e Bragança Paulista (FSC® C155438). Ela garante que a matéria-prima (celulose) utilizada em nossos produtos certificados é oriunda de florestas manejadas, de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.
Retorno de embalagens
pós-consumo
A questão de embalagens pós-consumo é uma de nossas preocupações e por isso, participamos do programa Dê a Mão para o Futuro Reciclagem, Trabalho e Renda desenvolvido pela ABIHPEC, como uma alternativa viável para suas associadas, a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor. A inciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).