A Santher
Nossa história
Fundada há mais de 83 anos, a Santher se dedica à construção de marcas e negócios nos mercados de bens de consumo, papéis para uso industrial e soluções de higiene para indústrias, estabelecimentos comerciais, empresas e hotéis.
A companhia nasceu a partir do sonho de um grande homem, o libanês Fadlo Haidar, que em 23 de setembro de 1938 adquiriu um terreno no bairro Penha de França, na zona leste de São Paulo, e ali iniciou a construção da Fábrica de Papel Santa Therezinha, com início de suas operações em dezembro do ano seguinte, focadas em papéis para embalagens.
A família Haidar permaneceu na gestão da companhia até junho de 2020, quando a Santher foi adquirida pela empresa H&PC Participações S/A e, desde então, as multinacionais japonesas Daio Paper Corporation e Marubeni Corporation S/A, estão no comando da organização.
A partir da implementação de tecnologias state of the art, materialização de sinergias e inovações em produtos e processos, os novos acionistas apostam no potencial de crescimento da Santher, sendo estas ações potencializadas pela força de nossas marcas top of mind: Personal, Snob, Kiss, Sym, além das marcas Santher Professional e Specialty Papers, pertencentes às unidades de negócios B2B da companhia.
Sobre a Santher
A Santher oferece ao mercado linhas de papéis higiênicos, lenços de papel, guardanapos, toalhas de papel, protetores e absorventes femininos, fraldas e lenços umedecidos para bebês. Produz cerca de 180 mil toneladas de papel ao ano, volume que a coloca entre as maiores empresas do setor em capacidade de produção, atuando nos segmentos de papéis sanitários, personal care e produtos away from home. A Santher possui uma sólida liderança no mercado de H&PC (produtos para o lar e cuidados pessoais) com a marca Personal® e é a quarta maior fabricante de fraldas descartáveis infantis e absorventes femininos do Brasil.
Sobre a Daio
Fundada em 1943, a Daio é uma empresa japonesa listada em bolsa que produz uma vasta gama de produtos de papel e registrou receita de JPY 546,49 bilhões (BRL 27,9 bilhões) no FY3/20. A Daio tem grande presença no mercado doméstico na categoria H&PC (produtos para o lar e cuidados pessoais) e construiu uma base sólida no Japão, compreendendo todos os aspectos da produção e fornecimento de papel, incluindo papel de jornal, papel para impressão e publicação, papel para embalagens e embalagens de papelão. A Daio tem aproximadamente 10.500 funcionários em todo o mundo, distribuídos em 33 subsidiárias localizadas na América do Norte, Chile, Turquia, Tailândia, Indonésia, China, Coréia e no Japão, e em escritórios de representação localizados no Vietnã, Malásia, Taiwan, e na Rússia.
Sobre a Marubeni
A Marubeni é uma trading líder no Japão, fundada em 1858 e com receita de mais de JPY 6,8 trilhões (BRL 133,5 bilhões) no FY3/20. Atua em vários mercados por meio de cinco grupos de negócios: Produtos de Consumo; Alimentos, Agricultura e Produtos Químicos; Energia Elétrica, Energia e Metais, Máquinas, Infraestrutura e Negócios Financeiros e CDIO (Desenvolvimento de negócios de próxima geração). Atualmente, opera 136 filiais/escritórios em 68 países e regiões, com aproximadamente 43.000 funcionários em todo o mundo.
Linha do tempo
1938
Fundação da Santher com a construção da unidade Penha pelo Dr. Fadlo Haidar.
1966
Santher entra no mercado de consumo com a marca de guardanapos Santepel.
1971
Na década de 70, a Santher ingressa no mercado de higiênicos.
Em 1972, lança sua maior marca: Personal.
1975
Entrada da marca KISS no mercado de lenços.
1978
Inauguração da unidade Fadlo Haidar.
Início da operação com produtos da Unidade de Negócios Consumo e, posteriormente, Professional.
1984
Aquisição da unidade Governador Valadares/MG
Com operação até 2016, a unidade teve grande importância para a expansão da Santher nas regiões Norte e Nordeste do país.
1989
Lançamento da marca SNOB no mercado de guardanapos e toalhas.
1984
A marca ingressa no mercado institucional, com a criação da Unidade de Negócios Professional.
1997
Aquisição da unidade Guaíba/RS
Juntamente com a Unidade Penha, a Unidade Guaíba atende ao mercado de Papéis Especiais da Santher.
2000
A Santher entra no mercado de Personal Care com a marca SYM em absorventes e protetores.
2003
Profissionalização da gestão da Santher com a criação do Conselho Administrativo e contratação de Presidente Executivo.
2009
Santher ingressa no mercado de fraldas com a marca PERSONAL.
2016
Inauguração do Centro de Distribuição de Bragança Paulista
Construído na Unidade Fadlo Haidar, é o mais moderno CD da indústria de Tissue da América Latina.
2018
Santher chega aos seus 80 anos de história e a marca Personal ingressa no mercado de absorventes e protetores com Personal Íntimo e Personal No Escape.
2020
Santher é adquirida pela H&PC Brazil Participações S/A e, desde então, as empresas japonesas Daio Paper Corporation e Marubeni Corporation estão no comando da companhia.
Negócios
A Santher produz mais de 180 mil toneladas de papel por ano, volume que a coloca entre as 15 maiores do setor no mundo em capacidade de produção. O investimento em tecnologia é central para o modelo de negócios.
A empresa investe em equipamentos de ponta para todas as áreas do processo produtivo, desde a fabricação dos produtos até a distribuição e comercialização para o consumidor.
Além disso, o centro de distribuição de Bragança, em São Paulo, é um dos mais modernos da América Latina, com alto nível de automação em todo o processo.
O centro ainda conta com o mais moderno sistema de combate a incêndios da indústria nacional de tissue. A empresa opera através de três unidades de negócios:
> UNIDADE DE NEGÓCIOS CONSUMO
Oferece soluções de cuidados pessoais para toda a família, com grandes marcas presentes no mercado e em mais de 13 milhões de lares brasileiros. As marcas Personal, Snob, Sym, Santepel, Kiss e Charme atuam nos segmentos de higiênicos, papel toalha, guardanapos, fraldas, absorventes e protetores íntimos, ganhando cada vez mais a preferência de seus consumidores por sua alta qualidade e inovação.
> UNIDADE DE NEGÓCIOS PROFESSIONAL
Traz soluções completas de higiene e limpeza para o mercado institucional como shoppings, restaurantes, hospitais, universidades e indústrias, entre outros. O objetivo da Unidade Professional é garantir a satisfação do cliente, qualidade e assistência, desempenhando um papel inovador no mercado, com um forte compromisso com o meio ambiente de maneira cada vez mais efetiva.
> UNIDADE DE NEGÓCIOS SPECIALTY PAPERS
Fornece papéis de uso industrial destinados a embalagens diversas, como chocolates, balas e pães. A Unidade Papéis Especiais foi a primeira frente de negócio da Santher e até hoje supera expectativas, atendendo às diferentes necessidades dos clientes com excelência, qualidade e em linha com as mais rigorosas exigências nacionais e internacionais, como as certificações ISO9001, FSC® (Forest Stwardship Council) e ISEGA. Além disso, este conjunto de certificações possibilita o atendimento de grandes end users mundiais, com exportações para Europa, África, Ásia, América, Oceania.
Compromisso Santher
O objetivo Santher é a excelência das marcas, produtos e processos. Respeitando sempre os consumidores e o meio ambiente, a empresa busca soluções tecnológicas inovadoras que possam reduzir o impacto ambiental e antecipar necessidades, acompanhando as mudanças do setor em constante aperfeiçoamento e estabelecendo sólidas alianças e parcerias.